Tito 1:9 - Apegado à palavra fiel, a qual é segundo o ensinamento dos apóstolos, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo ensinamento saudável como para convencer os que se opõem. (RV)

Veja este documento como um arquivo Adobe Acrobat PDF.

Uma Carta Aberta de Esclarecimento a Respeito de um Relato Inadequado
de Eventos sobre Mim na Resposta Pública de Titus Chu
numa Carta aos Cooperadores Entremesclados

30 de janeiro de 2007

Caro Titus Chu,

Sou Li Guangqiang, de Hong Kong; meu nome legal é Kwong Keung Lai. Sou o irmão no Senhor que foi preso e encarcerado por um período de tempo por tentar transportar cópias da Versão Restauração do Novo Testamento publicada pelo Living Stream Ministry ao interior da China. Meu nome foi mencionado em sua carta pública de 22 de julho de 2006.

Irmão Titus, nunca o encontrei pessoalmente e nunca conversei com você. Entretanto, sei que você tem sido alguém que serve na restauração do Senhor por muitos anos. Você é um irmão que é respeitado por muitos santos. Creio que você recebeu muito aperfeiçoamento do ministério do irmão Witness Lee sobre a visão da restauração do Senhor, incluindo coisas como a unidade e a edificação do Corpo de Cristo, a singularidade do fluir e do ministério do Espírito, a autoridade de Cristo a Cabeça e a coordenação no Corpo para mutuamente suprir e alimentar uns aos outros. No entanto, após ler as declarações que você publicou sobre esse incidente em resposta à carta dos cooperadores, meu coração está muito pesaroso e dolorido! Devido à natureza pública de sua carta, sinto-me compelido a semelhantemente fazer uma declaração pública dos verdadeiros fatos sobre esse incidente. Quão desesperadamente precisamos pedir a misericórdia do Senhor!

Você usou esse incidente para culpar o Living Stream Ministry, a Taiwan Gospel Bookroom, a igreja em Hong Kong e os irmãos que os representam. Irmão Chu, você não esteve envolvido, nem, pelo que eu saiba, tentou descobrir os fatos do caso, nem buscou comunhão ou comunicação com aqueles que, como eu, foram envolvidos diretamente na questão. Irmão Chu, por que você está usando a questão do meu transporte da Versão Restauração para atacar os cooperadores na restauração do Senhor, as igrejas locais, o Living Stream Ministry e a Taiwan Gospel Bookroom tão imprudentemente? O que você fez é o mesmo que perseguir o Senhor! Qual é sua intenção e qual é seu objetivo ao fazer isso? Você considerou as conseqüências do que fez? Pela reputação você deve ser uma pessoa de visão, experiência e peso espiritual. Todavia, o que fez danificará a restauração do Senhor, prejudicará a coordenação e o testemunho do Corpo e destruirá a edificação do Corpo do Senhor. Sua crítica fará tropeçar muitos irmãos e irmãs que lerem sua carta! O Senhor disse: "A qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em Mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar. (...) Ai do homem por quem vem o tropeço" (Mt 18:6-7). Quando você culpa, critica e difama os cooperadores no Senhor dessa forma, está desprezando membros do Corpo de Cristo. Você não tem nenhum temor de ser julgado no tribunal de Cristo na volta do Senhor? Hebreus 10:30 diz: "O Senhor julgará o seu povo."

Para que os santos no Senhor que não conhecem os fatos sobre o incidente, mas leram sua carta, não sejam mais desviados e levados a tropeçar, e para evitar que a restauração do Senhor, as igrejas locais, o Living Stream Ministry, a Taiwan Gospel Bookroom e outros grupos cristãos sejam injustamente difamados ou atacados nos dias vindouros, eu, Kwong Keung Lai, gostaria de esclarecer e exprimir os detalhes relativos ao meu esforço de trazer o Novo Testamento para a China:

Primeiramente, as igrejas locais na China são um grupo de cristãos ortodoxos e não estão vinculados aos Gritadores. Os "Gritadores" foram condenados pelo governo chinês como sendo uma seita. Em sua carta, você se refere às igrejas locais na China como os Gritadores. Irmão Titus, certamente você sabe melhor do que isso. Você quer dar a entender que as igrejas locais na China, incluindo a mim, são uma seita? Como pode explicar isso? Você tem estado na restauração do Senhor por tanto tempo; você não é capaz de fazer a diferença entre as igrejas locais conforme reveladas na Bíblia e uma seita, especificamente a seita dos Gritadores, que foi organizada pelo homem? Em 2003 o Living Stream Ministry publicou um livrete da série Contending for the Faith, intitulado " We Are Local Churches, Not 'The Shouters'" [publicado só em Chinese]. Contudo, sua declaração não acurada pode causar grande sofrimento aos santos na China. Como alguém que certamente conhece a situação das igrejas no mundo de fala chinesa, sua falta de preocupação pelos santos na China continental é chocante.

Em segundo lugar, o Living Stream Ministry, a Taiwan Gospel Bookroom, a igreja em Hong Kong nunca estiveram envolvidos no planejamento, no arranjo, na direção ou na autorização para que eu fosse um representante nesta questão. O Living Stream Ministry é uma editora; ela forneceu a mim e minha empresa a Versão Restauração do Novo Testamento. O único relacionamento que tive com ela foi como comprador; eu nunca disse a nenhum de seus representantes nada sobre meus planos.

Em terceiro lugar, o transporte da Versão Restauração do Novo Testamento para vender aos cristãos no interior da China (incluindo cristãos registrados e não registrados) foi feito por alguns irmãos e por mim em nossa busca, oração e comunhão com o Senhor. Naquele tempo, o governo na China continental não estava muito aberto em termos de liberdade religiosa. Tivemos de cuidar da segurança dos cristãos no interior da China (nossos irmãos e irmãs no Senhor). Fiz um acordo particular no Senhor com os irmãos que oravam comigo de que, se houvesse problema, minha empresa e eu assumiríamos a responsabilidade. Busquei o Senhor sobre essa questão com oração, e o Senhor respondeu-me que Ele queria que eu mesmo levasse esse encargo. Simplesmente eu disse: Amém!

Embora essa questão tenha sido totalmente levada a cabo por uns poucos irmãos e por mim, houve um mal entendido por parte de alguns na mídia de que o Living Stream Ministry, a Taiwan Gospel Bookroom ou a igreja em Hong Kong estivessem envolvidos no caso. Apesar de não estarem envolvidos, por meio de todo esse incidente, a primeira preocupação dos irmãos no Living Stream Ministry, na Taiwan Gospel Bookroom e na igreja em Hong Kong foi com a segurança, a proteção e o cuidado tanto comigo como com os santos na China continental. Agora você achou justo difamá-los por meio de suas acusações cheias de erros. Por meio de oração diante do Senhor, fizemos isso sem envolver outros, sem nos importar com má ou boa reputação. Isso não é tão importante! A coisa importante é seguir a comissão do Senhor e satisfazê-Lo. "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não..." (2Tm 4:2). "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo" (Gl 1:10).

Por que levamos a Versão Restauração do Novo Testamento para a China continental? Existem lá muitas pessoas que nunca ouviram o evangelho, e muitos cristãos salvos que têm carência de conhecimento da vontade de Deus, do Seu propósito e do evangelho do reino. O Senhor disse: "E será pregado este evangelho do reino em toda a terra habitada, para testemunho a todas as nações, e então virá o fim" (Mt 24:14). Portanto, devemos ir e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que o Senhor ordenou. E eis que o Senhor está conosco todos os dias até a consumação do século (Mt 28:19-20). A Versão Restauração é a melhor tradução disponível na língua chinesa que pode explicar a palavra de Deus. Meu objetivo em levar essa Bíblia aberta para a China continental era suprir aqueles que estão carentes.

Depois de minha prisão, muitos líderes mundiais, inclusive o Presidente Bush, expressaram sua preocupação comigo junto ao governo chinês. A preocupação deles foi divulgada em diversos lugares na mídia. Aqueles líderes e os relatos na mídia não culparam o Living Stream Ministry, a Taiwan Gospel Bookroom ou a igreja em Hong Kong por negarem qualquer vínculo comigo. Todavia agora, irmão Chu, mais de cinco anos após meu transporte da Versão Restauração do Novo Testamento para a China continental, você usou esse incidente para fazer isso. Naquela ocasião você não mostrou sua preocupação. Em todo o tempo, tanto durante como depois de minha prisão, sua única expressão de preocupação que conheço foi no contexto da resposta à carta dos cooperadores entremesclados, e parece, então, que sua única preocupação foi usar esse incidente para acusar os irmãos, criticá-los e difamá-los. É desse modo que você mostra sua preocupação comigo? Dificilmente parece que sua intenção é pura! Na verdade, somente o Senhor sabe! Por que você não busca conhecer os fatos por meio de comunicação e comunhão com os irmãos que estiveram envolvidos? Você foi diante do Senhor para buscar entender? Creio que, se buscar comunhão e orar ao Senhor, Ele dará a você uma resposta apropriada! É admissível quando pessoas no mundo não entendem; mas você é um irmão que tem servido entre as igrejas na restauração do Senhor por muitos anos. Oh! Que o Senhor tenha mais misericórdia, para iluminar-nos e manter-nos na comunhão do Corpo de Cristo, de modo que Ele obtenha Sua edificação e expressão entre nós.

Como um pequeno irmão no Senhor, decidi levar a cabo essa questão, tendo determinado sacrificar-me pelo Senhor. A fim de despertar o governo chinês em relação à fé cristã de modo que se disponha a abrir a porta e deixar que muitos outros cidadãos chineses ouçam o evangelho do reino, creiam no Senhor Jesus e O recebam como o Filho de Deus, entendam a vontade de Deus, o desejo de Seu coração e a pratiquem, a fim de que se tornem membros do Corpo de Cristo e vivam na realidade desse Corpo de Cristo, para serem um testemunho do Senhor na vida local da igreja - se para isso o Senhor exigir minha própria vida, isso sem dúvida será maravilhoso. Exatamente como em 1 Pedro 2:9: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." Nos dias vindouros, se alguém usar a questão de meu transporte da Versão Restauração para acusar, criticar ou atacar os santos ou fizer qualquer ato injusto, que o Senhor discipline, puna e julgue.

Somos as igrejas locais na restauração do Senhor; somos os santos que têm recebido da Bíblia a visão de Cristo e a igreja. Somos membros do Corpo de Cristo, cidadãos do reino de Deus e membros de Sua família; temos comunhão e coordenação no Corpo de Cristo; além disso, somos edificados nesse Corpo. Se alguém que ler essa carta ainda tiver preocupação, deve ter comunhão com os cooperadores e os presbíteros no Senhor. Desse modo, o Espírito Santo operará em nós, para trabalhar em nós, para renovar-nos e transformar-nos, de forma que possamos estar no Corpo de Cristo, sendo diligentes para preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz (Ef 4:3), e que possamos ser o glorioso testemunho do Senhor em muitas igrejas locais, expressando o Corpo de Cristo, para que Deus ganhe a glória por nós, os santos. Posso testificar que, durante o período em que estive preso na China, o Senhor foi tão querido, tão próximo, tão real e tão vivo para mim, mais do que tinha sido antes.

Irmão Chu, se houver algum erro em minha carta, por favor, perdoe-me, um pequeno irmão no Senhor. Além disso, por favor, tenha-me com afeto como um pequeno membro, exatamente como no novo mandamento que o Senhor nos deu de que nos amemos uns aos outros, como o Senhor nos amou, que também nos amemos uns aos outros (Jo 13:34). Isso é tudo! Que a misericórdia e a graça do Senhor sejam com você.

Sinceramente,

Kwong Keung Lai signature

Irmсo Kwong Keung Lai

Veja este documento como um arquivo Adobe Acrobat PDF.
© 2006-2018 DCP. Todos os direitos reservados.
O DCP é um projeto que visa defender e confirmar o ministério neotestamentário de Watchman Nee e Witness Lee, e a prática das igrejas locais.
email